quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Tranças podem danificar os cabelos

Jada Pinkett Smith e suas tranças



Práticas, bonitas, e afro. As tranças podem ser representação do orgulho de nossas raízes ancestrais, mas também pode causar queda de cabelo e quebra. Porém, cabelo é cabelo e precisa de carinho e manutenção.

Alopecia por tração

Este tipo de problema é mais encontrado em pessoas que usam em excesso rabo-de-cavalo ou tranças presas com força excessiva.

Alopecia por tração é a queda dos cabelos em várias partes do couro cabeludo fazendo umas falhas bem feinhas diga-se de passagem.

Detalhe importante especula-se que o problema é mais comum na população negra, devido aos penteados com tranças apertadas ou uso freqüente de alisantes. O tratamento químico do cabelo com tinturas, descolorimentos ou alisantes rompe a estrutura de queratina, o que reduz a força dos fios. Com isso, o cabelo se torna frágil e suscetível a quebras.

Lembram da Naomi Campbell??? Pois é de tanto puxar os cabelos ficou com partes carecas e não se sabe se tem volta por que dependendo do tempo, no caso anos, que se vem puxando os cabelos, pode ser irreversível, independente da quantidade de grana que ela tenha, por isso fique esperta.

Sabe aquelas mães que têm mania de puxaaaaaar os cabelos das filhas até elas ficarem meio japonesinhas??? Pois é, se em cabeça de adulto já faz este estrago imagine na testinha de um infante??? Os cabelos da frente caem deixando um aspecto de testa grande.

Na África você até encontra em cada esquina cabeleireiros especialistas em fazer e desfazer tranças nos cabelos até de olhos fechados, no entanto, em Terra Brasilis a coisa não é assim tão simples. Até há salões especializados, mas a oferta não é assim tão variada e o preço no estilo o céu é o limite.

Prevenção é o melhor remédio.


Queen Latifa
Tem problema não. Eliana é a solução.

Dicas da Lilika : D

É melhor não fazer a trança muito apertada (embora seja mais atraente apertá-la bem, mas resista).

Se o cabeleireiro disser que tem, porque tem, porque tem que apertaaaar. É só explicar que você prefere de outra maneira e se teimar perde a cliente. Afinal devemos ir com calma no couro cabeludo alheio, neamm???

Lave as madeixas uma vez por semana, massageando bem couro cabeludo. Há também xampu a seco com essências calmantes, o couro cabeludo agradece.

Ao desfazer as tranças tenha calma, para evitar o repuxar das raízes e depois pode hidratar com produtos específicos para revigorar, nutrir e cuidas dos cabelos.

É claro que dependendo do penteado que você fizer, não vai poder desmanchar uma semana depois, mas o mais apropriado é dar um tempo de vez em quando, por exemplo a cada três ou seis meses, deixar os cabelos um mês soltos e sob massagens constantes no couro cabeludo. Afinal as tranças são para nos deixar belas e não carecas, né bee??? ; )

Ok agora que seus cabelos estão bem cuidados é só desfilar por aí, linda mulher afro : D

Bjuxx

Um comentário:

  1. Eliana voce e muito original em seus comentarios, adorei pois muitos so acariciam seu ego dizendo para fazer trancas mas esquecem da parte mais importante que e a saude dos cabelos.
    bjos,
    HP

    ResponderExcluir